Multiculturalismo vs Interculturalidade
(...)Figurino social que vingou nas décadas de 60 a 90 do século XX, o multiculturalismo foi bem sucedido na Holanda ou na Inglaterra e em cidades como Amesterdão, Londres, Marselha, São Paulo, Nova Iorque ou Hong Kong, cujo cosmopolitismo se deve à diversidade inerente à sua condição de cidades multiculturais. Como conceito operativo serviu, durante muitos anos, para definir sociedades (em particular, cidades) enquanto lugares de convivência de múltiplos grupos de origens étnicas e culturais diferentes; todavia, o conceito não iria além desta dimensão de co-habitação mais ou menos pacífica(...)
Ian Buruma, escritor anglo-holandês e professor em Nova Iorque, por exemplo, considera que o problema dos defensores do multiculturalismo foi nunca terem concebido a passagem da comunidade cultural para uma comunidade política; já para o filósofo esloveno Slavoj Žižek, o multiculturalismo é «uma espécie de posição global vazia, que trata cada cultura local como o colono trata uma população colonizada - como 'indígenas' cujos costumes devem ser cuidadosamente estudados e 'respeitados'», ou seja, a forma última de despolitização, a transformação nefasta da política em confronto cultural apenas para reconhecimento de identidades.(...)
Enquanto o multiculturalismo na Europa aparecia como uma situação estática, em que de algum modo os grupos minoritários étnicos eram deixados às suas próprias convenções e relegados pelas sociedades anfitriãs para o papel de grupos étnicos ou culturais em regime de co-habitação pacífica, a interculturalidade pressupõe um projecto político de sociedade.
António Pinto Ribeiro, À Procura da Escala, Lisboa, Edições Cotovia, 2009, pp.29-30
Percebe-se melhor assim, Comentador Anónimo#3?
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