domingo

Thy lips are warm



Das trinta e tal curtas (demasiadas) que compõem o filme "Chacun son Cinéma" (em Lisboa só pode ser visto no Corte Inglés), a minha preferida é a que Abbas Kiarostami realizou, "Where is my Romeo?". Shakespeare, watch and weep. O happy dagger!

Também gostei, muito especialmente, da curta de Aki Kaurismäki, em que os operários de uma fundição vão ao cinema ver La sortie des usines Lumière (se não estou em erro), aquele que é considerado o primeiro filme comercial de sempre; da curta de Manoel de Oliveira (um Senhor), que filma um encontro entre Krutchev e o "Camarada" Papa (interpretado por Bénard da Costa), saindo - muito bem - completamente fora do baralho, pela originalidade e imprevisibilidade; da curta de Roman Polanski, "Cinéma érotique", que é divertida, sem pretensões; das curtas dos asiáticos, em geral, gostei de todas, sempre delicadas; a curta de Gus Van Sant, a roçar o kitsch, dá uma volta engraçada ao lugar comum "dei-o-meu-primeiro-beijo-no-cinema"; da curta de David Cronenberg, "At the Suicide of the Last Jew in the World in the Last Cinema in the World", gostei porque ele é maluco (e, tudo indica, judeu); finalmente, gostei da curta "Happy Ending", de Ken Loach, em que pai e filho desistem de ir ao cinema ver uma merda qualquer e decidem mas é ir ver a bola.

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Escuto.