quinta-feira

Os rapazes iranianos

Chega a ser cruel, tendo em conta que as miúdas iranianas são sempre obrigadas a andar no espaço público de cabeça coberta (quer gostem quer não), chega a ser cruel, dizia eu, observar o resultado do empenho, o tempo e a energia que os rapazes iranianos (na faixa dos 15-25, sobretudo) empregam no seu cabelo. Numa semana vi os penteados mais incríveis, já para não falar do outfit completo (que não raras vezes incluía maquilhagem). Infelizmente, nunca tive oportunidade de fotografar - tendo como referência The Sartorialist - nenhum desses rapazes muito, digamos, coloridos (não podem ser todos "gay"; aliás, oficialmente não existem homossexuais no Irão...). Mas encontrei um desses (modestos rapazes) neste vídeo da Reuteurs. É um padeiro apoiante de Mousavi (o candidato "bom", por oposição a Ahmadinejad, o "mau"), como indicam as pulseirinhas verdes, e é vê-lo a aparecer aos 28 segundos da reportagem "Iran campaigning heats up" (9 de Junho). As próximas eleições presidenciais da República Islâmica do Irão
são amanhã. Boa sorte.

4 comentários:

  1. tambem em italia
    sentimos uma certa periferia
    mas que eleições
    será que nós também...

    ResponderEliminar
  2. imaginei algo bem piroso, mas o rapaz dos 28 segundos até está giro. gay, sem dúvida... realmente o contraste com as moças é estranho. mas será que os homens heterossexuais também têm cortes de cabelo como o rapaz dos 28 s?

    ResponderEliminar
  3. têm. têm, que eu vi. é mais uma questão de faixa etária (e de modelos televisivos ou outra iconografia) do que de orientação sexual. por outro lado, também não gosto da maquilhagem em excesso que as iranianas, em geral, aplicam. mas não se pode censurá-las: o deslumbramento há-de passar quando puderem mostrar os cabelos à vontade.

    ResponderEliminar

Escuto.