domingo

Criador = Deus

Gosto do Tiago Cavaco porque, entre muitas outras coisas, é honesto. Estive a reler o que ele escreveu em Setembro de 2006:

(...)vejo o desenvolvimento académico do Intelligent Design como fraco de charme: combate o inimigo com as suas andrajosas armas. Factos, factos e mais factos. Who cares?
O melhor desta crosta terrestre não é a abóbada da racionalidade. O pai não aprecia o seu filho por ele ter boas notas, os casamentos não se mantêm por sustentabilidade estética, o benfiquista não abandona o clube por uma década de fracassos. O meu criacionismo não poderia estar-se mais nas tintas para os factos científicos. E nem sequer é preciso chegar a Santo Anselmo para crermos porque é absurdo (ou Tertuliano, se condescendermos em ser historicamente mais precisos). Basta algum tino existencialista para com a nossa condição.
Deixemos os darwinistas entretidos. Se o Criador os colocou cá, alguma razão Ele há-de ter.

5 comentários:

  1. Isto tem graça. E se ele decidir que 3+2 são 7, porque os factos são só uma manobra de charme.... vamos continuar a achar-lhe graça?
    ou que o sol gira em torno da terra.... ou na geração espontânea.... eu sei lá. coisas factuais, é o que são.

    ResponderEliminar
  2. não sei se percebi o comentário, joana. mas a minha intenção era pôr em contraste o discurso do tiago (que diz claramente no que acredita) com o dos criacionistas (ver post mais acima) que se tentam fazer passar por cientistas, sem pingo de graça.

    ResponderEliminar
  3. ou melhor, o intelligent design é que se tenta fazer passar por ciência. por isso apagou da teoria a palavra "deus", "criador", etc. é religião encapuçada.

    ResponderEliminar
  4. aliás, encapuzada, e não "encapuçada".

    (pelos meus erros ortográficos, vê-se logo que descendo dos macacos)

    ResponderEliminar
  5. A mim choca-me, acima de tudo, ele ser do Benfica.

    ResponderEliminar

Escuto.