sexta-feira

Bate tudo certo

O Miguel (que ameaça não preencher em 2009 a quota de 3 posts por ano) perguntou-me se a imagem do post anterior era do arquitecto dinamarquês Jørn Utzon, que projectou a Ópera de Sydney - à época polémica - no final dos anos 50 e que morreu em Novembro do ano passado. É um comentário muito interessante. Em primeiro lugar, porque eu desconhecia Utzon, fui pesquisar e é sempre bom acumular conhecimentos; em segundo lugar, porque a imagem é do filme Vontade Indómita (já aqui referido), realizado por King Vidor e inspirado na vida do arquitecto Frank Lloyd Wright, a quem Utzon (vencedor do Pritzker em 2003) foi muitas vezes comparado.

19 comentários:

  1. e diga-se que esse filme tem inspirado muitos arquitectos a não se comprometerem com a realidade e a fecharem-se no umbigo dos seus altos pensamentos sobre o mundo.
    mandasse a minha pessoa e proibiria terminantemente os meninos das escolinhas de arquitectura de verem esse pernicioso filme. (é que depois ficamos todos, arquitectos, a sonhar que somos uns frank llyd wrights - o utzon não será muito relevante).

    j

    ResponderEliminar
  2. ah, joão, seu grande reaccionarão! :)

    o que me ficou do filme tem a ver com ética - que não tem nada a ver com umbigos, mas sim com integridade. e a demonstração de como a unanimidade pode ser burra (como dizia o outro, brasileiro?), até porque é facilmente manipulável (o poder dos media, etc.) - neste filme é tudo bom.

    transpondo a história para a realidade, hoje (ainda) andarias a desenhar colunas neo-clássicas nas fachadas dos edifícios, se alguns não se tivessem batido ardentemente pelo modernismo... ou não?

    ResponderEliminar
  3. já agora, na wikipedia sobre o livro de Ayn Rand, que foi quem também adaptou a história para o cinema:

    «Roark's individuality eulogizes modern architects as uncompromising and heroic masters. A common, unfounded, speculation is that Roark was inspired by American architect Frank Lloyd Wright; a claim both Rand and Wright denied. Rand did, however, once commission Wright to design a summer cottage for her; it was never built. The most that may be suggested is that some of the descriptions of Roark's buildings resemble those of Wright: a notable example being the "Heller House" - the first of Roark's designs to be built - cantilevered over the edge of a cliff in a descriptive image reminiscent of Wright's famous Fallingwater in Pennsylvania.»

    ResponderEliminar
  4. arqui-tecto vem de tecto-alto.
    deviam todos ser impalados em cactus gigantes e deixados a morrer ao Sol.
    arquitectura : lobby de pedantes perfumados preocupados com a tonelagem do curriculo.
    Função-Social? ZERO.

    ResponderEliminar
  5. credo, que violência. ó siza-mos, isso está a pedir psicoterapia.

    ResponderEliminar
  6. por acaso, a etimologia diz-nos que "arquitecto" significa "a mais alta construção", digo eu, pedante pouco preocupado com a tonelagem do currículo. quanto ao resto, clichés há muitos, uns mais ressabiados que outros.

    Pedro Jordão

    ResponderEliminar
  7. que aborrecimento: pedante e distraído. como neste momento o comentário ainda não foi aprovado, não posso jurar, mas acho que estupidamente correspondi "arquitecto" a "a mais alta construção", ou seja, "arquitectura", quando deveria ter correspondido a "o mais alto construtor".

    Pedro Jordão

    ResponderEliminar
  8. comentários aprovadíssimos. obrigada, pedro.

    ResponderEliminar
  9. Eu ando há tempos para ler o livro, mas na última LER o Casanova diz mal da Ayn Rand e eu sinto que devo obedecer. E se é para conspurcar a memória de Wright, então mais vale assim. Estou com uma gripe que não me aguento.

    ResponderEliminar
  10. Entretanto, parece que o Pedro Jordão anda por aqui. O Pedro faz falta, temos de o incentivar.

    ResponderEliminar
  11. http://sinkships.blogspot.com?
    era belo.

    ResponderEliminar
  12. Pronto, sou eu que ando a dormir. Obrigado Sara.

    ResponderEliminar
  13. repara: "era belo". não é que tenha deixado de o ser, mas desde janeiro de 2008 que...

    ResponderEliminar
  14. bolas. 3 dias fora do mundo e esta caixa de comentários arrebenta com tanta coisinha boa para comentar.

    percebo-te lindamente, sara, quando te referes à ética - deontológica - que retens do filme. tomáramos nós, arquitectos, ter os t******* que o cooper tem, ir trabalhar para uma pedreira, e marimbar-se para os patos-bravos que andam à solta. (mas também compreendo a posição do arquitecto que tem encargos ao fim do mês e não se pode dar a esses luxos) - isto é tudo muito complexo e não cabe aqui e estou com pressa.

    o problema é que essa ética pode resvalar em "demiurgia" e o arquitecto fazer birrinha e bater o pé e se a sanita não for amarela não há OBRA para ninguém. como se a genialidade - no sentido antigo, de "caráceter" e não no modernaço "váipe" - da obra fosse abaixo sem a sanita amarela. ou seja, uma questão de ego. ou sou eu que tenho o id todo queimado, não sei.

    pedro jordão! rapaz?!?! onde andas?!?!? volta que estás perdoado. precisamos de ti.
    e etimologicamente arquitectura não será a "mais alta", será "a primeira" construção. subtil diferença mas que muda tudo - ai heidegger, heidegger.


    lourenço, passa os olhos pelo "wraped spaces" do vidler, mete freud ao barulho com a ayan rand - é capaz de explicar muita coisa.


    mas entretanto tenho um pato bravo à espera. terei que desenvolver mais tarde.

    j

    ResponderEliminar
  15. by the way, sara, há edição portuguesa do dvd?

    e o cooper always ne cooper - ai aquela coolness.

    j

    ResponderEliminar
  16. muito lamento não saber de edição nenhuma. é que nem do estrangeiro! a amazon só vende em segunda mão e vem das américas (zona 1).

    mas o youtube tem tudo (em 12 suaves tranches). i kid you not. começa aqui: http://uk.youtube.com/watch?v=ZxSSMl8pAE4&feature=PlayList&p=2A71E708224E9B1C&index=0&playnext=1

    (se o internauta só quiser dispensar 10 minutos, veja a parte 4 - a minha preferida)

    ou esperar que a cinemateca volte a passar. é recorrente, é estar com atenção.

    gary coooooooper!!!

    ResponderEliminar
  17. vi-o quando passou no saudoso ávila. (projecto do mui apreciado manuel graça dias).
    lembras-te daquela sensual curva no tecto quando se desciam as escadas? que maravilha, isso sim, arquitectura!

    j

    ResponderEliminar
  18. eu tenho andado meio morto, limitando-me a espreitar os outros, mas apetece-me voltar agora. eu dou notícias. e jmac, eu juro que foi o velho távora que me enganou. mas acredito em ti. dou-me por corrigido. (e surpreendeste-me, sara. mas foi um bom embaraço, o meu.)

    Pedro Jordão

    ResponderEliminar
  19. O Pedro Jordão é o maior.

    (e esta foi a declaração mais sábia que fiz até hoje)

    ResponderEliminar

Escuto.