domingo

Lidl


Photograph by Steve Gullick

(...)And he [Bonnie 'Prince' Billy] resists the idea that, with his endless flow of obscurities and his maniacal fan base, he is one of the most blog-friendly musicians in the country. He asked, “At that show last night, what do you think, eighty per cent of the people read blogs? Fifty? Thirty? Ten? Ninety?” There were certainly plenty of cameras, and, sure enough, on Monday morning the indie-rock Web site Pitchfork posted six photographs and a brief write-up.(...)

Quando li o longo (como sempre) artigo da edição on-line The New Yorker (5 Jan 2009) sobre Will Oldham, não tive dificuldade em encontrar a página da Pitchfork onde estavam as fotos do tal concerto (já lá vamos). Mas não tinha grande interesse, comparado com o que encontrei depois: um blogue sobre música, a partir de Louisville, KY (onde vive Oldham a.k.a. Bonnie 'Prince' Billy), que para além de fotos publicou também o alinhamento e a gravação (com qualidade, embora não dê para fazer download para o computador, acho) completa do concerto, com 20 canções. Até se ouvem os grilos! Espectacular. Pelo meio há uma versão de Little Boxes (a música do genérico da série Weeds popularizada em mil e uma versões diferentes), precedida da canção que dá nome ao disco do ano passado "Lie Down in The Light" (ou "Lidl", como Oldham gosta de se lhe referir).

Este evento de Verão foi divulgado quase em secretismo, boca-a-boca, para evitar confusão. Chegaram a simular uma cerimónia de casamento para ninguém desconfiar (têm de ler o artigo da New Yorker, que conta tudo em pormenor). Em Julho, num lugar isolado q.b., idílico, com lago e assim, ocorreu esta coisa absolutamente freak onde eu adoraria ter estado, sentada na relva a balançar a cabeça ao som da música e a beber uma cervejinha. Mas não me posso queixar: no início desse mês já tinha feito a melhor sauna de 2008, com Bonnie 'Prince' Billy, na ZDB. Fica para a lista de concertos.

7 comentários:

  1. Botão do lado direito... Save Link As... (porque o meu Mozzilla é inglês), e fazes o download de todo o musicol. Pena é ela não ter juntado tudo num zip.

    Obrigado pela descoberta.

    ResponderEliminar
  2. got it (save target as). obrigada!

    ResponderEliminar
  3. Eu não fiz sauna (abençoadas ventoinhas) mas fiquei a saber que todos os apreciadores - homens - do Bonnie 'Prince' Billy têm mais de 1 metro e 80. Todos excepto eu.

    Ainda não consegui ouvir os grilos.

    ResponderEliminar
  4. como não ouves os grilos...? ok, podem não ser grilos, mas tenho a certeza que é um ente do reino animal que faz aquele barulho de fundo. um pássaro? olha, um tucano!

    a sério, por exemplo, a meio da 4ª canção ("banter - b chord"), quando há uma pausa de instrumentos. está lá, garanto-te que está lá.

    e não falemos, por favor, das condições de ventilação, muito menos das de segurança (saídas de emergência?), da zdb, que eu fico nervosa.

    ResponderEliminar
  5. Passei, gostei e resolvi deixar um olá! Voltarei mais vezes!
    Congratulações pelo trabalho no E Deus Criou a Mulher.

    ResponderEliminar
  6. Eu podia ter ido, mas Deus assim não quis. Terá de ficar para a próxima!

    ResponderEliminar

Escuto.