domingo

On the house (stereo)



Em crescendo, em escuta, em repeat: confirmo pela data dos "ficheiros recebidos" que foi em Outubro que um dos meus melhores amigos - Carlos, beijos para ti - me enviou alguns mp3 das ESG (não confundir com um rapper que adoptou as mesmas iniciais). Até então, desconhecia esta banda dos anos 80 formada pelas manas Scroggins, do South Bronx. Depois comecei a ouvi-las de vez em quando na Rádio Oxigénio, actualmente a minha frequência preferida para ouvir música no carro (ando enjoada com a playlist pop-rock da Radar). Nesta última sexta-feira de manhã, passava "Dance" (a segunda do alinhamento do disco). Ficou-me novamente no ouvido. Mais tarde, quando passei na sala de edição, estava a ser montada uma peça, a ir para o ar na próxima semana, com "My Love for you", que é a última faixa do disco (um grande bem-haja ao Baptista, editor, pela escolha da banda sonora). Foi nessa altura que as ESG se me entranharam irreversivelmente. Mais tarde ainda, no Bairro Alto, disseram-me (beijos também para ti, Jorge!) que tinha saído agora uma re-edição pela Soul Jazz Records (que belo catálogo) de "Come Away with ESG", o primeiro(?) longa duração delas, lançado em 1983. Já não havia volta a dar-lhe: no dia seguinte tinha de ir à FNAC comprar um presente de aniversário para uma amiga (JP Simões, "1970") e aproveitaria para me presentear a mim própria.

(Este post está a ficar longo... E tem parêntesis a mais. Desculpem. Vou continuar.)

Quase todas as faixas do disco me parecem dançáveis. Fiz o upload para o blogue de "Dance", uma das mais contagiantes, mas aborrece-me que o baixo, essencial na música das ESG, não se ouça pelas colunas de som do meu computador. Paciência, fica lá na mesma, já dá para se ter uma ideia. Em casa, isto é para ser ouvido na aparelhagem, com o volume alto, e a minha vizinha deve estar há horas a rogar-me pragas.

Os dois minutos instrumentais de "Chistelle" (faixa 5) não podiam estar mais próximos de Sonic Youth. O baixo de "Tiny Sticks" também me soa familiar. E "The Beat". Adoro. E "It's Alright". Sempre o baixo. "Come Away", "Parking Lot Blues", "You Make No Sense", "About You", "Moody (spaced out)"... Todo o disco é impressionantemente bom. Se eu fosse DJ, pelo menos uma destas onze músicas teria de passar, e ai de quem não dançasse.

(O novo de LCD Soundsystem, "Sound of Silver", só sai em Março, mas houve uma "fuga" e consegue-se fazer ilegalmente o download da net de todas as músicas do disco. Tal como eu, desconfio que há um jornalista do Y que também já o fez. Se não, como é que ele pôde destacar no suplemento do Público "Get Innocuous"...? O single que tem passado na rádio, que por acaso é óptimo, chama-se "North American Scum". O resto também me parece muito bem, a última música chama-se "New York I Love You", mas lá está, tenho a sensação que o meu computador não reproduz música como deve ser, e não tenho Ipod. James Murphy é grande e hei-de voltar a dizer que gosto da voz anasalada dele quando o disco estiver à venda. Por enquanto, no MySpace.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escuto.