sábado

Impressões dos subúrbios


Predmestje (Suburbs)

Passei uns dias no Algarve, acordava praticamente em cima da Ria Formosa, de óculos escuros, tal era a luminosidade que inundava o quarto de hotel logo pela manhã. Não fui de férias. Desloquei-me até Faro para assegurar a legendagem em português de algumas longas-metragens de ficção que estavam em competição no festival. Apesar de não ter visto nada com olhos de ver, também sei dar estrelinhas (com exigência):

- Dunia, Jocelyne Saab, 2005, Libano/Egipto/França *
- Orient Express, Sergiu Nicolaescu, 2004, Roménia **
- Predmestje, Vinko Möderndorfer, 2004, Eslovénia *****
- Olasz Lányoki (Italian Girls), Helmis Napoleon-Leonardo, 2004, Roménia *
- Il Pane Nudo, Rachid Benhadj, 2005, Itália/Argélia/França *
- Douar de Femmes, Mohamed Chouikh, 2005, Argélia ***
- Sof Ha'Olam Smola (Turn Left at the End of the World), Avi Nesher, 2004, Israel/França ****

Os filmes lincados são os que eu gostaria de ver distribuídos no circuito comercial... wishful thinking. Menção especial para Predmestje (Suburbs). Irónico, cru e incómodo: quatro amigos xenófobos com vidas vazias, que nas horas livres se embebedam, protagonizam diálogos absurdos e recolhem cães vadios para exercitar a pontaria com a caçadeira. Quando no prédio dum deles se instala um jovem casal oriundo da Turquia, colocam uma câmara de vigilância apontada para o quarto de dormir dos novos vizinhos, movidos pela inveja da sua actividade sexual.

«Suburbs is a film about the worst suburbs of all. It is a story about the suburbs in the human soul. I am convinced that in this the story of Suburbs is universal, since it discusses the reasons for the irrational hatred, which unfortunately still smoulders all over our common Europe.» (director's statement)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escuto.