sábado

L5-S1

Sou uma pessoa melodramática por natureza. Não há nada a fazer, excepto contrariar a tendência.*

Esta semana tive de fazer um(a) TAC. Andava com umas dores nas costas que teimavam em não passar. Detectou-se uma pequena hérnia discal, entre a quinta vértebra lombar e a primeira sacral. Está tudo a avariar-se cá em casa: primeiro foi o computador, depois o leitor de dê-vê-dês e agora os meus próprios discos.

Eu não sabia, mas parece que as hérnias são comuns (também) nas pessoas jovens, sobretudo as que levam uma vida estupidamente sedentária, com vícios de postura e muitos cigarros pelo meio, o que provoca a desidratação dos discos, tornando-os menos resistentes e elásticos. Fiquei em estado de choque com o diagnóstico e não consegui conter nem as lágrimas, nem a irritação com o resto do mundo. O exagero, cá está.

Foi então que a minha mãe, que é médica e pouco dada a melodramas, se viu obrigada a dar-me dois berros. Ninguém morre de hérnia discal. Para ela tinha sido "uma boa notícia", tendo em conta AS COISAS REALMENTE GRAVES que se podem detectar através das TACs. Uma hérnia pode provocar muitas dores, mas com as devidas precauções, como seja não esforçar demasiado as costas, natação e assim, não chateia e não impede nada. É claro que se acabaram os desportos radicais, coisa que também nunca pratiquei, se desconsiderarmos a manutenção de um blogue "intimista". Como para além de ser melodramática, sou depravada (e mentirosa), pensei logo que a minha vida sexual - aos 28 anos! - tinha chegado ao fim. Tudo indica que não. Ufa.

*O sentido de humor costuma ser eficaz.

1 comentário:

  1. Sua vida não acabou!!! Tenho 43 anos, casado, mas também depravado (guardadas as devidas proporções), pratico esportes radicais (paraquedismo) desde os 18 anos e corrida de orientação desde os 25; estou com desidratação em L5-S1 e protusão em L4-L5; não estou podendo saltar nem correr, estou fazendo fisioterapia (que coisa chata!!!) e melhorando. Ainda bem que o sexo está em dia e "bombando", senão, seria o fim!...rsrsrs
    Boa sorte!

    ResponderEliminar

Escuto.