segunda-feira

Eu hoje acordei assim...

«(...) A razão da existência de um Ministério da Cultura está para além da mera distribuição de apoios às artes.
Está em primeiro lugar na capacidade de entender e fazer entender a criatividade, as suas novas formas e as suas indústrias e estimulá-la para além dos quadros tradicionais em que se colocam as artes e os artistas. Está em segundo lugar na capacidade de fazer entender que a cultura que se supõe que o Ministério cuide ultrapassa hoje o campo restrito das artes e atravessa e é atravessado pelas práticas e conhecimentos que decorrem das evoluções científicas e tecnológicas e que sofre as consequências de uma economia que assenta na disputa de espaços de comunicação.
(...) e ao contrário do que muitos afirmam desconsiderando a política na vida cultural, ela nunca foi tão fundamental porque em Portugal, como aliás em toda a Europa de hoje, as políticas para a cultura afectam, de um modo decisivo, a vida em geral dos cidadãos.»

António Pinto Ribeiro, Da vida em geral e da política em particular, no PÚBLICO de hoje.

Não é por trabalhar actualmente em alguns projectos com APR que me identifico com as suas opiniões, mas sim o contrário. É por esta e por outras que gosto de trabalhar com ele. [Só não me conformo que poupe tanto nas vírgulas, mas também admito que eu, muitas vezes quando escrevinho, possa pecar por excesso.]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escuto.